terça-feira, 11 de agosto de 2009

Apresentação da candidatura de Alberto Fernandes

POVO DE MOUQUIM

É com honra e orgulho que sou aqui hoje a voz de uma equipa, uma equipa com vontade de trabalhar por Mouquim, uma equipa de gente capaz e empreendedora, conhecedora das nossas gentes e dos seus anseios, uma equipa que quer ganhar.

Mouquim teve ao longo destes 8 anos de mandato do Sr. Arquitecto Armindo Costa um apoio que nunca antes tinha sentido, e quero por isso, continuar esta ligação para bem de Mouquim, pois quero dar a Mouquim e aos seus habitantes aquilo que merecem.

Sempre gostei de trabalhar para esta freguesia, de dedicar-me a causas, à juventude e sei que posso servir bem Mouquim.

Quero dar continuidade a um trabalho que aos poucos vem dando aos Mouquinenses MAIS QUALIDADE E DINAMISMO.

Quero também deixar uma palavra de agradecimento ao actual presidente da junta da freguesia de Mouquim, Sr.Arnaldo Matos, agora que se vai fechar um ciclo, por tudo o que fez por esta terra, por tudo o que deu aos Mouquinenses durante estes anos todos, o meu muito obrigado, e quero que saiba que é um orgulho enorme poder suceder a um grande homem.

Mouquim não pode parar, esta freguesia tem que continuar em Movimento.

Juntamente com o Sr. Arquitecto Armindo Costa iremos lutar por novas e necessitadas infra-estruturas que tanta falta fazem.

Irei também lutar para termos mais terrenos para construção, pois neste momento somos uma freguesia em franca expansão.

A juventude, como é óbvio não poderia deixar de a referir, pois sempre me dediquei com alma e coração ao futuro da freguesia, que são os jovens, estes terão em mim o seu maior aliado.

Os Mouquinenses têm cada vez mais razões para se sentirem orgulhosos da freguesia que escolheram para viver, para trabalhar e para verem crescer os seus filhos.

O POVO DE MOUQUIM não me perdoaria se não dissesse “Queremos mais, Mouquim precisa de mais e não pode parar” e digo-o convicto que, com esta equipa é possível fazer mais e melhor.

Sinto que TEMOS TODAS AS CONDIÇÕES PARA GANHAR e sei que o povo de MOUQUIM quer o melhor, vou por isso citar umas palavras que o Sr. Arquitecto Armindo Costa disse no seu discurso, na freguesia de Ribeirão, que foram “Não se deixem enganar, votem nos mais capazes” e por isso no dia 11 de Outubro não tenho duvidas que iremos GANHAR.

VIVA MOUQUIM……..VIVA FAMALICÃO....VIVA ARMINDO COSTA.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Freguesia de Mouquim rendida a "Berto Sapateiro"



À semelhança do que tem acontecido nas apresentações dos candidatos às Juntas de Freguesia do concelho de Vila Nova de Famalicão pela Coligação PSD-CDS/PP, também a população de Mouquim participou em força na sessão de divulgação oficial da candidatura de Carlos Alberto Fernandes, o provável sucessor do actual presidente de Junta, Arnaldo Matos, que cessa funções voluntariamente em Outubro, depois de 24 anos à frente dos destinos da Junta.
Muito popular na freguesia, Carlos Alberto Fernandes – que é sapateiro na cidade de Famalicão, na Rua Daniel Santos, e é conhecido em Mouquim por “Berto Sapateiro”, expressão, aliás, que faz parte do seu material de campanha – está ligado à vida autárquica de Mouquim há cerca de 12 anos, tendo sido membro da Assembleia de Freguesia. No mandato que agora termina é presidente da Assembleia de Freguesia, estando, por isso, muito identificado com os problemas e as soluções para Mouquim.



"TRABALHAR PELA FREGUESIA"

No seu discurso, "Berto Sapateiro" deixou algumas palavras de agradecimento a Arnaldo Matos, o presidente da Junta cessante, “por tudo o que fez por esta terra e por tudo o que deu ao povo de Mouquim”. Quanto a si, Carlos Alberto Fernandes afirma-se como “a voz de uma equipa com vontade de trabalhar pela freguesia, formada por gente capaz e empreendedora, conhecedora das nossas gentes e dos seus anseios e com vontade de ganhar”.
Dirigindo-se, depois, a Armindo Costa - que faz questão de estar presente em todas as sessões de apresentação de candidatos às Juntas de Freguesia apoiados pela coligação municipal PSD-CDS/PP -, Carlos Alberto Fernandes sublinhou que “Mouquim teve, ao longo destes oito anos, um apoio da Câmara Municipal que nunca antes tinha sentido”, pelo que deseja continuar “essa ligação” para bem da freguesia, da qual os seus habitantes “têm cada vez mais razões para se sentirem orgulhosos”.

"CONFIANTE NUMA VITÓRIA CLARA"

Aferindo com intensidade o pulsar da freguesia, e tendo como uma das prioridades trabalhar com e pela juventude, que é “o futuro de Mouquim”, Carlos Alberto Fernandes, que se revelou "confiante numa vitória clara", quer dar seguimento a um trabalho que tem propiciado “mais qualidade e dinamismo à freguesia”.

ARMINDO LEMBRA OBRA FEITA EM MOUQUIM

O candidato à presidência da Câmara de Famalicão também dirigiu algumas palavras de “admiração e apreço” pelo presidente cessante, Arnaldo Matos, que já conhece há largos anos. “Arnaldo Matos vai sair por vontade própria e indicou Carlos Alberto Fernandes para o substituir, mas tenho a certeza que continuará atento à freguesia”, disse Armindo Costa.
No que diz respeito a Carlos Alberto Fernandes, Armindo Costa realçou que o candidato da coligação PSD-CDS/PP Mais Acção Mais Famalicão à Junta de Mouquim tem “disponibilidade, gosto e tempo para a freguesia”, razão por que, certamente, conseguirá dar continuidade ao rumo que Mouquim segue há oito anos. Na verdade, “a freguesia de Mouquim estava muito atrasada quando cheguei à Câmara Municipal. Desde então, ampliámos o cemitério, o que não foi fácil, apoiámos as associações, decretámos que a freguesia faz parte do perímetro urbano da cidade, fizemos a repavimentação da Estrada Nacional 571, pusemos a rede de água a contemplar 85 por cento das suas habitações, ajudámos nas obras de recuperação do adro da igreja, construímos o jardim-de-infância, e estaremos cá para fazer ainda mais”, esclareceu e prometeu Armindo Costa.

SANEAMENTO: UMA PRIORIDADE

Uma das prioridades do candidato à presidência da Câmara Municipal para os próximos quatro anos é levar o saneamento básico a todo o concelho, dando sequência aos grandes investimentos realizados nos últimos oito anos. A freguesia de Mouquim integra a bacia do rio Este, que ocupa a zona poente do concelho de Famalicão, onde estão em curso obras com vista à despoluição da bacia, avaliadas em 25 milhões de euros. "Já temos os projectos prontos, de modo a que nos próximos quatro anos o saneamento chegue à freguesia de Mouquim, aumentando a qualidade de vida de toda a população", adiantou Armindo Costa.



(Fonte - armindocosta.blogspot.com)

quarta-feira, 5 de agosto de 2009


DECLARAÇÃO DE ANÚNCIO DA CANDIDATURA DE ARMINDO COSTA À PRESIDÊNCIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE VILA NOVA DE FAMALICÃO NAS ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS DE 11 DE OUTUBRO DE 2009:

RAZÕES DA CANDIDATURA
Depois de uma avaliação à situação política do Concelho e à conjuntura económica e social do País, respondi ao apoio inequívoco dos partidos que suportam a Coligação “Mais Acção, Mais Famalicão”, o PSD e o CDS/PP, e decidi candidatar-me à Presidência da Câmara Municipal de Famalicão, nas Eleições Autárquicas do próximo dia 11 de Outubro.
A minha candidatura é uma resposta positiva à escolha dos partidos que formam a coligação, mas é também uma resposta positiva aos inúmeros apelos que, nos últimos meses, recebi de muitos Famalicenses anónimos.

Como candidato à Presidência da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, estou a assumir um novo compromisso com os Famalicenses e um compromisso com a verdade, que abraço com espírito de missão, com muita determinação e com grande motivação.
Candidato-me porque Famalicão precisa do nosso trabalho, da nossa experiência e da nossa seriedade, à frente dos destinos da Câmara Municipal.
Candidato-me porque temos grandes projectos que não podem parar, em nome da qualidade de vida dos Famalicenses.
Candidato-me porque lidero uma equipa que é necessária para o desenvolvimento sustentado do concelho de Famalicão.
Como sabem, estamos a viver momentos de grande complexidade. Estamos a viver uma grave crise económica, social e de valores. Estamos num tempo de grande exigência, que reclama o trabalho
e a dedicação dos mais experientes.

A OBRA FEITA
Nos últimos 8 anos, pusemos as contas públicas em ordem e realizámos pequenas e grandes obras em todas as áreas e em todo o concelho.
Encontrámos uma dívida que era equivalente a 108 por cento da receita anual da Câmara. Hoje, a dívida da Câmara equivale a 55 por cento da receita anual. Isto quer dizer que, em 2001, a Câmara Municipal precisava de 13 meses de receita para pagar todas as dívidas. Hoje, a Câmara Municipal precisa apenas de 6 meses de receita para pagar o que deve à banca e aos fornecedores.
Connosco, a Câmara de Famalicão passou a ser credível junto dos fornecedores, pagando a tempo e horas. Mesmo assim, investimos como nunca em medidas, em obras e em equipamentos que foram essenciais para melhorar a qualidade de vida dos Famalicenses.
Ampliámos as redes de água e saneamento básico para os níveis mais desenvolvidos da região.
Construímos polidesportivos, piscinas e pavilhões.
Revolucionámos a rede viária.
Investimos como nunca nas freguesias: duplicámos as verbas livres e fizemos obras por administração directa ou através de protocolos.
Construímos novas escolas e modernizámos as antigas.
Construímos refeitórios escolares.
Resolvemos o impasse em que estava mergulhado o projecto do Parque da Cidade.
Reabilitámos os espaços públicos da cidade.
Criámos centros cívicos nas freguesias.
Ampliámos os cemitérios.
Tivemos consciência social apoiando as famílias mais pobres ou mais necessitadas.
Apoiámos os idosos.
Construímos e reabilitámos as casas sociais.
Dinamizámos a vida cultural da cidade, que é hoje uma referência nacional.
Construímos o Centro de Estudos da Casa de Camilo.
Desenvolvemos iniciativas de apoio à Juventude.
Oito anos depois, temos um novo tribunal;
Temos o posto da GNR de Joane;
Temos a variante à cidade;
Temos a Linha do Minho duplicada;
Temos um novo Serviço de Urgências no hospital;
Temos a auto-estrada para a Póvoa de Varzim;
Temos o Centro de Saúde de Delães;
Temos novas creches e novos centros sociais…
Oito anos depois, temos obra feita, por acção directa da Câmara Municipal e por nossa influência junto da Administração Central.

FAMALICÃO NO RUMO CERTO
Hoje, Famalicão é um concelho mais desenvolvido, mais próspero e mais solidário.
Hoje, os Famalicenses e todos aqueles que escolheram Famalicão para viver têm orgulho em viver no nosso concelho.
Hoje, Famalicão está no rumo certo. É esse rumo que queremos seguir por mais quatro anos, para realizar grandes projectos que estão em fase de arranque.

PRINCÍPIOS DA CANDIDATURA
A minha candidatura a um novo mandato, assenta em alguns princípios essenciais que passo a enumerar:
– Continuar a fazer de Famalicão um pólo de bem-estar e desenvolvimento, onde a qualidade de vida seja um factor de orgulho para quem aqui vive e trabalha e um factor de atracção de novas pessoas e de novos investimentos.
– Aprofundar as apostas no ambiente, na cultura, no desporto, na educação, na economia, na família, na juventude e na solidariedade como vectores estratégicos de actuação.
– Defender a coesão social e económica do Município, com incentivos ao investimento, fomentando o emprego, e mantendo e alargando políticas sociais de apoio aos mais desprotegidos.
– Defender de modo firme e intransigente os interesses do Município nos organismos regionais, nacionais e comunitários.

ALGUNS PROJECTOS
Temos um objectivo histórico que queremos cumprir nos próximos quatro anos: alcançar uma taxa de cobertura de 100% das redes de água e saneamento.
Temos o Parque da Cidade no terreno, com fundos comunitários já aprovados, sendo a maior obra municipal de sempre em termos de investimento público.
O Parque da Cidade será um factor de desenvolvimento sem precedentes no concelho de Famalicão, com consequências positivas no ambiente, no desporto e na cultura, mas também na qualificação, na inovação tecnológica e no emprego.
Temos os equipamentos desportivos para construir: os novos pavilhões, as novas piscinas, o Pavilhão Multiusos, a Cidade Desportiva…
Outra grande área de intervenção em curso vai revolucionar o parque educativo, com a construção de 6 novos centros escolares.
Em matéria de centros escolares, estamos a falar de um investimento global de 10 milhões e meio de euros. É o maior investimento de sempre na construção de novas escolas no concelho de Famalicão.
Estamos, por isso, perante um grande esforço financeiro, que vai exigir uma grande capacidade de gestão dos dinheiros públicos.

FAMALICÃO NÃO PÁRA!
Connosco, Famalicão não pára! Temos obra feita, temos ideias, temos outros novos projectos e temos uma visão estratégica global para o concelho. Estamos prontos para mais um desafio de quatro anos, em nome de Famalicão e em nome dos Famalicenses.
O futuro depende de nós! O futuro passa por nós! Famalicão tem futuro!...
Vila Nova de Famalicão, 6 de Julho de 2009
(fonte do blog armindocosta.blogspot.com)