quarta-feira, 5 de agosto de 2009


DECLARAÇÃO DE ANÚNCIO DA CANDIDATURA DE ARMINDO COSTA À PRESIDÊNCIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE VILA NOVA DE FAMALICÃO NAS ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS DE 11 DE OUTUBRO DE 2009:

RAZÕES DA CANDIDATURA
Depois de uma avaliação à situação política do Concelho e à conjuntura económica e social do País, respondi ao apoio inequívoco dos partidos que suportam a Coligação “Mais Acção, Mais Famalicão”, o PSD e o CDS/PP, e decidi candidatar-me à Presidência da Câmara Municipal de Famalicão, nas Eleições Autárquicas do próximo dia 11 de Outubro.
A minha candidatura é uma resposta positiva à escolha dos partidos que formam a coligação, mas é também uma resposta positiva aos inúmeros apelos que, nos últimos meses, recebi de muitos Famalicenses anónimos.

Como candidato à Presidência da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, estou a assumir um novo compromisso com os Famalicenses e um compromisso com a verdade, que abraço com espírito de missão, com muita determinação e com grande motivação.
Candidato-me porque Famalicão precisa do nosso trabalho, da nossa experiência e da nossa seriedade, à frente dos destinos da Câmara Municipal.
Candidato-me porque temos grandes projectos que não podem parar, em nome da qualidade de vida dos Famalicenses.
Candidato-me porque lidero uma equipa que é necessária para o desenvolvimento sustentado do concelho de Famalicão.
Como sabem, estamos a viver momentos de grande complexidade. Estamos a viver uma grave crise económica, social e de valores. Estamos num tempo de grande exigência, que reclama o trabalho
e a dedicação dos mais experientes.

A OBRA FEITA
Nos últimos 8 anos, pusemos as contas públicas em ordem e realizámos pequenas e grandes obras em todas as áreas e em todo o concelho.
Encontrámos uma dívida que era equivalente a 108 por cento da receita anual da Câmara. Hoje, a dívida da Câmara equivale a 55 por cento da receita anual. Isto quer dizer que, em 2001, a Câmara Municipal precisava de 13 meses de receita para pagar todas as dívidas. Hoje, a Câmara Municipal precisa apenas de 6 meses de receita para pagar o que deve à banca e aos fornecedores.
Connosco, a Câmara de Famalicão passou a ser credível junto dos fornecedores, pagando a tempo e horas. Mesmo assim, investimos como nunca em medidas, em obras e em equipamentos que foram essenciais para melhorar a qualidade de vida dos Famalicenses.
Ampliámos as redes de água e saneamento básico para os níveis mais desenvolvidos da região.
Construímos polidesportivos, piscinas e pavilhões.
Revolucionámos a rede viária.
Investimos como nunca nas freguesias: duplicámos as verbas livres e fizemos obras por administração directa ou através de protocolos.
Construímos novas escolas e modernizámos as antigas.
Construímos refeitórios escolares.
Resolvemos o impasse em que estava mergulhado o projecto do Parque da Cidade.
Reabilitámos os espaços públicos da cidade.
Criámos centros cívicos nas freguesias.
Ampliámos os cemitérios.
Tivemos consciência social apoiando as famílias mais pobres ou mais necessitadas.
Apoiámos os idosos.
Construímos e reabilitámos as casas sociais.
Dinamizámos a vida cultural da cidade, que é hoje uma referência nacional.
Construímos o Centro de Estudos da Casa de Camilo.
Desenvolvemos iniciativas de apoio à Juventude.
Oito anos depois, temos um novo tribunal;
Temos o posto da GNR de Joane;
Temos a variante à cidade;
Temos a Linha do Minho duplicada;
Temos um novo Serviço de Urgências no hospital;
Temos a auto-estrada para a Póvoa de Varzim;
Temos o Centro de Saúde de Delães;
Temos novas creches e novos centros sociais…
Oito anos depois, temos obra feita, por acção directa da Câmara Municipal e por nossa influência junto da Administração Central.

FAMALICÃO NO RUMO CERTO
Hoje, Famalicão é um concelho mais desenvolvido, mais próspero e mais solidário.
Hoje, os Famalicenses e todos aqueles que escolheram Famalicão para viver têm orgulho em viver no nosso concelho.
Hoje, Famalicão está no rumo certo. É esse rumo que queremos seguir por mais quatro anos, para realizar grandes projectos que estão em fase de arranque.

PRINCÍPIOS DA CANDIDATURA
A minha candidatura a um novo mandato, assenta em alguns princípios essenciais que passo a enumerar:
– Continuar a fazer de Famalicão um pólo de bem-estar e desenvolvimento, onde a qualidade de vida seja um factor de orgulho para quem aqui vive e trabalha e um factor de atracção de novas pessoas e de novos investimentos.
– Aprofundar as apostas no ambiente, na cultura, no desporto, na educação, na economia, na família, na juventude e na solidariedade como vectores estratégicos de actuação.
– Defender a coesão social e económica do Município, com incentivos ao investimento, fomentando o emprego, e mantendo e alargando políticas sociais de apoio aos mais desprotegidos.
– Defender de modo firme e intransigente os interesses do Município nos organismos regionais, nacionais e comunitários.

ALGUNS PROJECTOS
Temos um objectivo histórico que queremos cumprir nos próximos quatro anos: alcançar uma taxa de cobertura de 100% das redes de água e saneamento.
Temos o Parque da Cidade no terreno, com fundos comunitários já aprovados, sendo a maior obra municipal de sempre em termos de investimento público.
O Parque da Cidade será um factor de desenvolvimento sem precedentes no concelho de Famalicão, com consequências positivas no ambiente, no desporto e na cultura, mas também na qualificação, na inovação tecnológica e no emprego.
Temos os equipamentos desportivos para construir: os novos pavilhões, as novas piscinas, o Pavilhão Multiusos, a Cidade Desportiva…
Outra grande área de intervenção em curso vai revolucionar o parque educativo, com a construção de 6 novos centros escolares.
Em matéria de centros escolares, estamos a falar de um investimento global de 10 milhões e meio de euros. É o maior investimento de sempre na construção de novas escolas no concelho de Famalicão.
Estamos, por isso, perante um grande esforço financeiro, que vai exigir uma grande capacidade de gestão dos dinheiros públicos.

FAMALICÃO NÃO PÁRA!
Connosco, Famalicão não pára! Temos obra feita, temos ideias, temos outros novos projectos e temos uma visão estratégica global para o concelho. Estamos prontos para mais um desafio de quatro anos, em nome de Famalicão e em nome dos Famalicenses.
O futuro depende de nós! O futuro passa por nós! Famalicão tem futuro!...
Vila Nova de Famalicão, 6 de Julho de 2009
(fonte do blog armindocosta.blogspot.com)

Sem comentários: